CCGS - Centro Cultural Georges Stobbaerts - Dojo Aracaju
"Quando contemplo os céus que mais posso fazer do que perguntar: o que é o homem?" (Georges Stobbaerts, 1992 - A arte do movimento e a meditação).
No ensino de hoje nada é ocultado o contexto é outro. Em instituições como Tenchi Internacional a dimensão pedagógica é importante, sendo a progressão mais lenta, estruturada para o desenvolvimento, não só no plano técnico, mas também no plano espiritual.
O estudo do Aikido, como de outras disciplinas do Budô, não está centrado unicamente na progressão técnica, mas em toda uma cultura e uma ética que é preciso assimilar. Existem normas de tempo mínimo entre as graduações e estas devem ser respeitadas. Caso contrário, se paga o preço das graduações "cenouras" (avanço em tempo muito reduzido), utilizadas como uma forma de manipulação e para aumentar adeptos.
A partir de certo grau, os valores espirituais e o estado mental têm papel determinante. Como ser chamado à sucessão, para ser um novo elo na cadeia de ensino, sem se ter assimilado devidamente e aplicado à sua própria prática ao seu próprio cotidiano?
A mecanização da forma em benefício da técnica e da eficácia, então constatadas, leva-nos a interrogar-mos acerca da fidelidade com que as artes do Budô são transmitidas - destaque-se aqui o Aikido, frequentemente adornado pelo discurso inerte, pela falácia ou puro marketing. Torna-se desse modo, meramente desportivo, levado pelo logro de uma orientação que visa unicamente a dita eficácia (perante uma arma a eficácia é de todo muito relativa). Partilhamos do ponto de vista dos grandes mestres, onde devemos deixar de lado o Aikido de consolidação para enveredarmos pelo caminho do Aikido de conciliação.